sexta-feira, 14 de agosto de 2009

Formação "TIC no Dia-a-dia"

O Projecto Trilhos Com_Sentido, encontra-se a dinamizar no Espaço Internet / CID (Centro de Incluso Digital) uma Acção de Formação nas Novas Tecnologias de Informação e Comunicação.
Nos últimos tempos tem-se observado um rápido e acelerado aparecimento e desenvolvimento de novas tecnologias, modificando o dia-a-dia das pessoas, ao nível profissional, social, pessoal e educacional. Como tal, para as crianças e jovens que nascem e crescem neste mundo, contactando com estas tecnologias, as mesmas são muito naturais, utilizando-as facilmente. Pelo contrário, os adultos não envolvidos desde novos nestes contextos, ao depararem-se com tais tecnologias têm de se esforçar para aprenderem a lidar com elas, adaptando-se a novos contextos sociais, de trabalho, e de comunicação com os outros. Além disso, alguns dos adultos, devido à vida que têm levado até ao momento, e porque eventualmente o trabalho não lhes exigiu que se familiarizassem com o computador e a Internet, não sabem trabalhar com estas tecnologias, ficando por vezes à parte dos outros, nomeadamente da família, dos filhos e dos netos, pois trata-se de um tema que não conhecem e sobre o qual não podem comunicar e interagir com a própria família.
Esta formação está a decorrer durante os Meses de Junho, Julho e Agosto em horário pós laboral e tem como População Alvo Pais e Educadores bem como a População em geral. Já que vivemos numa sociedade do conhecimento e cada vez mais numa era digital, os principais objectivos desta acção são proporcionar aos adultos novas aprendizagens, no âmbito de uma realidade muito próxima dos mais novos (TIC), fazendo assim com que se sintam úteis na comunidade em que se inserem, e assim contribuir para o estreitamento e proximidade da relação estabelecida entre eles e os seus netos e os seus filhos, no domínio das novas tecnologias, em suma dotar os formandos com conhecimentos que lhes permita aceder e usufruir de forma plena de todas as potencialidades que as Novas Tecnologias de Informação e Comunicação nos fornecem.
Alguns dos trabalhos elaborados e disponíveis on-line:





Sem comentários: